sábado, 10 de novembro de 2018

Oposição que limita



Quando você desiste de se manifestar porque tem medo da represália, é sinal de que a sua liberdade está sendo limitada. Nessas situações, tudo gira em torno do “lado” que você está e é sempre essa escolha aparentemente fácil que me faz pensar. Não deveríamos todos estar do mesmo lado?
Hoje me peguei desistindo de me expressar por puro medo. Senti vergonha e pior, fiquei triste por ter que agir assim. Hoje em dia, você tem que ser extrema direita ou comunista. E isso automaticamente te coloca em algum partido e debaixo de alguma bandeira. E é claro que se posicionar é necessário, mas o mundo que eu conheço não contempla só dois lados.


Eu sou apartidária, eu acredito nos Direitos Humanos e desgosto da expressão “homem de bem”, porque acho que as principais decisões têm sido tomadas por quem tem mais bens... patrimoniais. Tudo isso sem a participação de quem realmente importa. A gente vive aqui debaixo da linha do teatro de marionetes, brigamos, nos matamos e oprimimos uns aos outros enquanto vestimos o que eles querem, agimos como eles querem. E isso é triste! Quando extremas, a direita e a esquerda oprimem. O problema não é o lado. O problema é o excesso.

E bom, política tem tanta história que dividi-la somente em dois é um reducionismo burro. Eu fico aqui pensando que a vitória de um dos lados faz todo mundo perder, pelo desinteresse no reformismo. E claro, a nostalgia sistêmica está de volta! A gente passa anos recolhendo os cacos de um erro histórico, só pra cometê-lo de novo.

Eu só quero dizer que tem fascista de esquerda administrando o oriente e que tem fascista de direita querendo matar muita gente, sem ser julgada, sabe?! O fascismo é coação, uma imposição e ele está sempre pelo Estado, nunca pelo povo. Fechar os olhos pra os políticos corruptos que dizimaram coletivos sem dó, só pra dizer que o seu posicionamento tem respaldo, te faz tanto ignorante quanto primitivo. Eu quero estar do lado dos vivos! Sem que pra isso eu tenha que vender minha alma, muito menos endeusar bandido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário