quinta-feira, 12 de junho de 2014

VAI TER TEXTO SIM!


Depois de tantas revoluções, algumas greves e paralisações, aqui estamos Brasil. Em 11 de Junho, abertura da Copa, primeiro jogo da Seleção... E o que dizer sobre isso?! Bom, eu digo o que vi. Lembro-me da bandeira nacional cobrindo corpos e janelas, da Constituição emoldurada em papelão fazendo alertas. Do hino nacional sendo entoado por uma multidão, de ter lido seus trechos recitados em gritos de revolução. Eu lembro de ter visto o Brasil reconhecendo-se e usando o que tem de melhor pra movimentar-se. E não, eu não vi isso hoje. Esse retrato foi das jornadas de Junho de 2013. As jornadas ditas como o momento em que o gigante acordou. Aqui estamos Brasil, um ano depois, mas será mesmo que saímos do berço esplêndido?!

Porque aquele mesmo povo ativo e com sede de mudança, hoje se divide ao falar que tem vergonha desse país e que esperava ver o Brasil perder e sair humilhado da Copa. Então parei e pensei: do que é feito um país? Até onde sei: de um povo, de um governo e de deveres e garantias. Então ter uma política deficiente me parece um item quantitativamente pequeno diante das mil possibilidades que definem uma nação. Não é porque a política é um ponto importante que ela deve resumir a descrição do que é ser verde e amarelo.

É estranho né? No despertar éramos orgulho, éramos bandeira, grito, éramos triunfo. Mas no desenvolvimento desse alento, viramos ódio. Onde está escrito que isso é consciência? Nunca vi desprezo promover evolução. E então me pergunto: o que queremos? Por que eu achava que a gente procurava respeito, orgulho e dignidade. Mas agora, parece que fomos tomados por um sonambulismo crítico. Em que falar, seja bem ou mal é sinônimo de inteligência. Não consigo enxergar dignidade no desprezo. Não acho que paralisação é a saída. Não vejo como os gastos da Copa vão ser devolvidos em forma de educação, hospitais e menos hipocrisia.

Não meus caros tupiniquins, eu não acho que a nossa luta seja irrelevante. Eu só notei que nosso discurso expirou. Porque a Copa existe desde sempre e dinheiro gasto, não volta pro banco. Eu vejo que a nossa maior arma além do grito é o voto. Não é em nome da verdadeira democracia que bradamos?! Pois então, porque não fazê-la valer em Outubro? É nas eleições que os verdadeiros jogos de manipulação começam e aí que temos que provar a nossa consciência. A falta de estrutura, as maquiagens urbanas pra Inglês ver (literalmente), a falta de planejamento das obras, as entregas precárias e meramente expositas são vergonhosas SIM! Mas não é virando as costas pra bandeira que eu vou fazer isso se dissolver diante dos meus olhos. É encarando o verde da mata, o amarelo ouro e o pequeno globo azul que eu vejo a Ordem e o Progresso. É sendo POVO que eu represento meu país. É na UNIÃO que a mudança prospera.


A copa meus queridos, é só mais pretexto pra descaso, é só mais papo e voto vencido. Eu quero é olhar pra frente, eu tô é louca pelo futuro. E por que não cobrir meu corpo com a bandeira, falar da constituição, entoar o hino em frente à TV também nesse mês de Junho?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário