quinta-feira, 26 de abril de 2018

Significação


   Nossa vida é comercialmente preenchida de símbolos porque todos nós estamos sempre em busca de significados. Precisamos fazer e escolher um sentido. E a essência de tudo que criamos precisa ter uma representação (por isso os símbolos). Mas e quando nos forçamos a fazer algo que não é da nossa essência para alcançar um sentido que impomos a nós mesmos?
  Digo no sentido de nos submeter à rotinas que não gostamos para alcançar uma finalidade. Afinal todo bom objetivo tem obstáculos e nós somos estimulados o tempo todo a vencê-los. Ao dizer isso, não pretendo incentivar que sejamos todos derrotados e acomodados. Mas questionando: e se as coisas simplesmente não fossem uma disputa? Se eu simplesmente resolvesse não entrar no jogo?
  Quando faço essas perguntas, penso que o nosso modo de vida está tão posto que quem não entra no jogo está à margem e, portanto, logo padece. E isso me entristece.
  É triste perceber que sempre estamos nos “castrando” para caber num espaço idealizado. É como se deixássemos de viver e persistíssemos em pertencer. A sensação de estar deixando outras tantas sensações de lado, apenas para ter um significado no mundo, por vezes me frustra. É como uma insatisfação que perdura e que às vezes finjo esquecer.
  Só não me parece certo batalhar tanto e deixar a vida pra depois. Não desfrutar da sacralidade que é estar vivo todo dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário